quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Bordado em tule

Lembram-se que eu voltei de Lunèville doida com bordados em tule? Lembram-se que eu estava apanhando, mas resolvi tentar até conseguir fazer esta técnica?
A beleza deste trabalho no tule tem a ver com o jogo de transparências... E era disto que eu andava atrás.
Pois bem. Mãos a obra! Passei o risco para o tecido batista...
Alinhavei-o ao tule de algodão...
Prendi-os juntos no bastidor e fiz os contornos em ponto cadeia.
O ponto cadeia pode ser feito à mão, com uma agulha de costura normalíssima, ou com uma agulha de crochê. Há quem faça com as agulhas de crochê comuns, outros com a agulha de crochê específica para este tipo de bordado e pedrarias como as de Lunèville ou as da Clover.
Finalmente, depois de tudo pronto, é só começar a recortar. Er... não pense que isto seja fácil:
uma pequena distração e corta-se o fio que pode desmanchar tudo!Aí é só se apaixonar pelo desenho que vai ganhando cada vez mais transparência.
Fica tudo cheio de recortes e o resultado é de uma grande leveza!
Não é bacana?! Olha só que simpático!
Há muitas outras técnicas e pontos para se bordar o tule.
Esta é apenas uma delas, mas já é um princípio.

13 comentários:

Trícia disse...

Mulher de Deus, mas você é uma usina! Além de musicóloga, vc pinta, desenha, borda, fotografa, cria (muito bem pelo que percebi nos posts) uma filha de 5 anos (a maior das artes, né?), é poliglota, e ainda arranja tempo p/ blogar? (Me lembrei do Cazuza "...dirijo meu carro, tomo meu pileque e ainda tenho tempo prá cantar!". Wow! Bjo!

Carla Susana Guadanini Pereira disse...

Olá estou adorando oseu blog.
Você tem mãos de fada!!!
Um abraço.
Carla

Unknown disse...

Ola gostaria de saber onde vc comprou ess agulha estou louca atras dela mas ainda nao consegui se puder me ajudar eu agradeço.
Agleiça.

Paula Wurm paulawurmz@hotmail.com disse...

Olá, é possível fazer este mesmo processo para roupas? Quero fazer em um vestido, sabe algo para me ajudar???

Rejane Paiva disse...

Oi, Paula. É possível, sim, e fica lindo. Nem precisa ser somente em tule: Pode ser uma cambraia fininha, ou outro tecido leve e transparente... É tudo um jogo entre o opaco de um tecido mais encorpado e outro mais fino, que deixe adivinhar o que está por trás. Pode fazer recortes lindos de decotes tanto no colo quanto nas costas, por exemplo. Experimente. Os vestidos de noiva também exploram muito isso. Um abraço. Depois conte o que conseguiu.

Unknown disse...

Adorei esse bordado em tule. Gostaria de saber sobre outras tecnicas. E qual o Tule mais resistente, pois gostaria de fazer uma toalha para mesa de 10 lugares. Fiquei apaixonada pelo seu trabalho.
Um bj
Ana Leitão

aprendendo artesanato disse...

olá Paula procurando na net bordado em tule encontrei seu cantinho fiquei encantada, entendi bem o passo a passo, mas gostaria de saber se pode bordar à máquina. aguardo ansiosa sua resposta, desde já muito obrigada. meu blog http://lourdes-rosa.blogspot.com

aprendendo artesanato disse...

olá Paula procurando na net bordado em tule encontrei seu cantinho fiquei encantada, entendi bem o passo a passo, mas gostaria de saber se pode bordar à máquina. aguardo ansiosa sua resposta, desde já muito obrigada. meu blog http://lourdes-rosa.blogspot.com

Rejane Paiva disse...

Olá, Lourdes!
Claro que é possível fazer essa técnica bordando a máquina. É uma simples questão de perder o medo e arriscar. Apesar de ficar diferente o trabalho de linha e agulha, vc conseguirá os mesmos efeitos de transparência, forma e contraforma. Coragem!
Um abraço,
Rejane Paiva

Rejane Paiva disse...

Olá, Ana.
Penso que o tule mais resistente é mesmo o de algodão. Aquele outro sintético que encontramos no mercado geralmente é mais fininho e poderia romper facilmente se usado numa toalha de mesa e o outro sintético mais grosso é pouco maleável, além de complicado para passar a ferro. Acho que o mais resistente para uma toalha e fácil de manusear seria mesmo o de algodão. Um abraço.

aprendendo artesanato disse...

OBRIGADA AMIGA, ADOREI SUA VISITA,AGORA VOU TENTAR FAZER ESTE BORDADO. UM BOM FIM SE SEMANA BJS.

bete disse...

Olá Rejane! Por acaso procurava aulas de croche de luneville e encontrei seu blog. Vc ensina? Qual a sua cidade? Acabei de receber os acessórios e conheço um pouquinho... estou louca para me aprimorar.

Rejane Paiva disse...

Não, Bete, eu não dou aulas. Fico te devendo essa. Bons trabalhos por aí..