sexta-feira, 4 de junho de 2010

Dizem as más línguas que ele até trabalha!

Agora, se você for à Lapa, não vai mais perder a viagem: há de encontrar algum malandro, com certeza. Não onde você espera, nem mesmo como você imagina. Mas esta pedra o Chico já havia cantado há muitos anos atrás:

Eu fui fazer um samba em homenagem
à nata da malandragem
que conheço de outros carnavais.
Eu fui à Lapa e perdi a viagem,
que aquela tal malandragem, não existe mais.

Agora já não é normal
o que dá de malandro regular, profissional,
malandro com aparato de malandro oficial,
malandro candidato a malandro federal,
malandro com retrato na coluna social,
malandro com contrato, com gravata e capital,
que nunca se dá mal.

Mas o malandro pra valer, não espalha,
aposentou a navalha,
tem mulher e filho, e tralha, e tal...
Dizem as más línguas que ele até trabalha,
mora lá longe e chacoalha num trem da Central.

(Homenagem ao malandro - Chico Buarque- 1978)

Fui buscar essa música porque uma notícia hoje na Folha de São Paulo me fez pensar sobre essa homenagem que os garis do Rio de Janeiro estão prestando aos eternos habitués da Lapa. Veja:
Não ficou um charme o detalhe do chapéu Panamá integrando o uniforme? Só que há uma contradição total nisso: malandro trabalhando, meu nego?!!! Uniforme de trabalhador fazendo homenagem a malandro?!!! Nossa! Que nó!
Mas a verdade é que o Brasil é sincrético até nisso. Acendemos uma vela para Deus e, na dúvida, outra para o Diabo. É mais garantido. E somos sincréticos também ao sermos muitos: Num mesmo gari, que se esfalfa no trabalho diário de limpar as ruas para garantir o pão no final do mês, há também espaço para o malandro que, despido o uniforme, cai no samba e vira noites pelos bares, rodas de samba e mesas de jogo de cartas marcadas. O brasileiro dá duro. Vende o almoço para comprar o jantar. Há muita luta, mas também há muita esperteza malandra. Não fosse assim, como sobreviver ao caos diário da existência? É... nós somos um poço de contradições.
Veja esse outro vídeo do gari Sorriso no Carnaval:
Não é a nossa cara?!!!
E você? O que achou disso tudo?

Um comentário:

Inaie disse...

Nessas horas, morro de saudade do Brasil. MAs ai fico quietinha, e a saudade passa...kkk

:-)