Artist books
Há 9 horas
Bordado, arte e memória.
Quando você for convidado(...)Pra ver do alto a fila de soldados pretos,e são quase todos pretosDando porrada na nuca de malandrospretos e ladrões mulatosE outros quase brancos tratados como pretosSó pra mostrar aos outros quase pretos(E são quase todos pretos)E aos quase brancos, pobres como pretosComo é que pretos, pobres e mulatosE quase brancos quase pretos de tão
pobres são tratadosE não importa se os olhos do mundo inteiroPossam estar por um momento
voltados para o largoOnde os escravos eram castigados(...)Não importa nada: (...)Ninguém é cidadão.(...) A grandeza épica de um povo em formaçãonos atrai, nos deslumbra e estimula.E na TV se você vir um deputado em pânico mal dissimulado (...)Se o venerável cardeal disser que vê tantoespírito no feto e nenhum no marginal (...)Pobres são como podres (...)E todos sabem como se tratam os pretos (...)(...) E quando você for(...) apresentar sua participação inteligente (...)Pense no Haiti, reze pelo Haiti:O Haiti é aqui.O Haiti não é aqui.(Caetano Veloso e Gilberto Gil- 1993)
Alô, pessoas! Hoje eu tô tão feliz, mas tão feliz, mas tão feliz!!!... Precisava contar para vocês: é que F I N A L M E N T E saiu a Enciclopédia da Música em Portugal no século XX. E essa alegria toda deve-se ao fato de eu ser autora de duas das entradas - uma sobre o Carnaval e outra sobre o Entrudo. O que são 2 entradas no meio de um total de 1200 entradas distribuídas em 4 volumes? Nada. Mas não é bacana? Gosto de pensar que também é um pouco minha. O lançamento será só no próximo dia 21. E eu adoraria estar lá. Será que vai dar? De qualquer forma, fica o gostinho de rever mais um dos muitos rastros que deixei por aí.
No entanto, volta e meia, todo 1º de Janeiro, o antigo conselho me volta à lembrança, porque é o dia do aniversário da tia Maria Helena. E se eu pudesse hoje fazer alguma recomendação importante a algum sobrinho meu, eu certamente diria: