quarta-feira, 3 de março de 2010

Eu não sei

Eu gosto muito de chamar as coisas pelo nome, apesar de que, com a idade, eu tenho me esquecido da maioria deles posteriormente. Quando chamamos algo pelo seu nome real, nos apropriamos um pouco mais do conhecimento, entendemos algo além no mundo. Não é verdade?
Os portugueses adoram também conhecer as coisas, e têm um prazer especial quando alguém pergunta algo e eles têm a resposta na ponta da língua. Meu marido, particularmente.
_ Jorge, qual é mesmo a capital do Nepal?
_ Ora, você já se esqueceu? Começa com Ca...
_ Sei lá, Jorge. Se eu soubesse, não tava perguntando!
_ Catmandu.
_ Uau! Obrigada. Você sabe tudo mesmo.
O problema é quando ele NÃO SABE alguma coisa. Você pensa que ele admite? Eu não entendo uma coisa destas. É tão simples dizer "eu não sei", ou "já não me lembro", ou ainda "tenho que pesquisar"... Qual é o problema de não se saber algo? Nenhum. Ninguém sabe tudo! Ah! A beleza e a pureza que há na humilde frase "eu não sei"... Claro que eu entendo essa ansiedade e essa vontade de querer saber tudo. Não foi assim que eu comecei a postagem? Como é bom chamar as coisas pelo nome?!...
Então um dia, namorando a arquitetura maravilhosa que existe um pouco por todo Portugal, eu pergunto ao Jorge:
_ Ah! Que linda aquela ornamentação no cimo das telhas! Como é que vocês chamam aquele rendilhado que fica no alto do telhado?
_ Chamamos de "rendilhado que fica no alto do telhado".
_ Como assim? Ninguém chamaria algo por um nome tão grande. Isso deve ter um nome específico.
_ Não. Chama-se "rendilhado que fica no alto do telhado".
_ Você tá me gozando... Diga simplesmente: "não sei".
_ Uma coisa destas precisa de um nome específico?! Quando vamos construir a casa dizemos: agora vamos por o "rendilhado que fica no alto do telhado"... Olha como ficou lindo o "rendilhado que fica no alto do telhado"!
Estão a ver como o casamento pode ser algo difícil?
Então hoje, vou começar umas postagens que tratam das minhas muitas curiosidades sobre o nome de coisas bem específicas. Elas terão como marcador "o nome correto das coisas". Quem sabe não coincidem com algumas das suas próprias curiosidades? E se você souber de um nome interessante que ninguém imagina qual seja, das muitas coisas interessantes que o mundo tem, manda um comentário que eu publico.

Foto da Basílica de Quito, no Equador

Ah! E se souber finalmente como é que se chama aquele "rendilhado que fica no alto do telhado" das construções, me conta, porque até hoje eu não descobri, apesar das minhas muitas pesquisas.
Espero não receber montes de comentários do tipo "eu não sei", só porque eu disse que era mais bonito admití-lo quando fosse esse o caso.

Nenhum comentário: