segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Devagar as janelas olham

Os caracóis as vezes precisam sair pelo mundo para ter momentos de pura contemplação. E foi assim que saí pela região da Engiadina, no lado suíço mais próximo à fronteira italiana, onde se fala uma língua que até Deus duvida: reto-romano. É uma língua remota, derivada do latim. Então Deus pode até duvidar, mas acho que entende bem.
Claro. Vocês já estão a perceber o motivo de ter escolhido essa região: por causa do sgrafito, do qual eu tratei noutras postagens anteriores. O esgrafito vai merecer algumas novas postagens especiais, mas antes, eu não poderia deixar de lhes mostrar o quanto as janelas da Engiadina, por si só, já valem uma viagem por aquela região dos Alpes. Vejam vocês mesmos e tirem suas conclusões:

Janela adornada com esgrafito.

Adornos em esgrafito e rede filet no lado interno.

Detalhe da "perspectiva" - a janela é recuada numa parede muito espessa.


Jardineira com Cravíneas na janela.

Par de janelas com esgrafito à volta.

Bem, essa janela eu nem me atrevo a colocar uma legenda. Parece um balcão que avança, no entanto, a parte de cima é cavada... sei lá que lindeza é essa! É tripartida, com vidros dispostos em ângulo. Disso tudo, eu só entendi a ornamentação em esgrafito. Caramba! Vou ter que estudar arquitetura!

Janela com folhas ornadas por pintura em madeira e floreira.

Janela com floreira e moldura pintada.

Gostaram?! Dizem que as janelas são os olhos da arquitetura. Eu não sei, mas descobri que além de podermos contemplar através delas, contemplá-las simplesmente já é uma grande viagem. Tem mais. Depois eu posto.

Um comentário:

meus instantes e momentos disse...

que bonito teu blog.
Que bom vir aqui.
Maurizio