quinta-feira, 4 de março de 2010

Mais rendas

Estação do Rossio - Lisboa - Portugal
E esse outro rendilhado no alto do telhado? É a mesma coisa? Tem o mesmo nome?
Ao invés de utilizar o ferro, como no post anterior, são feitos em cantaria. Eu preciso saber o nome dessa lindura.
Mosteiro da Batalha - Portugal
Mosteiro da Batalha - Portugal
PLATIBANDA PLATIBANDA PLATIBANDA
PLATIBANDA
Obrigada, Adriana!!! Uma dúvida a menos na face da terra!

3 comentários:

Rejane Paiva disse...

Ah! Quem tem amigos nunca está sozinho nas suas dúvidas: a Adriana Pepe acabou de me mandar um mail com a resposta para esta questão. O termo é platibanda - uma faixa horizontal, muro ou grade, que emoldura a parte superior de um edifício, e que tem a função de esconder o telhado. Tá lá na Wikipedia, com uma foto para servir de exemplo tirada sabe de onde? Do mosteiro da Batalha. BINGO!!! Platibanda, platibanda, platibanda.... mas o rendilhado que fica no alto do telhado (que não esconde nada, e ainda acrescenta), esse ainda não descobri. Alguém mais?

Anônimo disse...

PLATIBANDA, segundo LISA, Grande dicionário da Lingua Portuguesa: arquit. Moldura chata mais larga que saliente; grade de ferro, ou muro, que rodeia ou limita um terraço, um eirado ou telhado; borbadura dos canteiros de jardim....Aah, não sabemos o que é "borbadura".

Rejane Paiva disse...

"Borbadura" deve ser Bordadura, uma gralha do dicionário. Mas e o de riba? Digo, a bordadura Ribatelhas? Não é BeiraTelhas. É Ribatelhas. Essa... Quem dá mais?! Tem que ser a que fica na cumeeira do telhado. Aquelas que têm lá na Igreja São Domingos de Uberaba... Ou na Basilica de Quito, que eu postei antes. Dou-lhe uma... dou-lhe duas...