![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwGM66JL84Ccl5zycBWN93MAJKVeYuSwpEtmKHi9h5ytZHpib9zRR7RF95up2-gIl7VQMKZQaKY7wfoV81PsIfp55pfzICXRsip0KIeV25AFa0NZK0GJvk3kA4hc6_zUSw0-pxnFOEH3Y/s400/dedais010.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVZkzoZMfXqlnS8ZoMAvKeAvKsUWfC4lyfMkvNivIb3DIfQo2-enJGb5k2-QqUQdb63MKQEZ1JffbPoEP2pEYzOB5Ka99YK9epf-HZdAO2oZPfInS15phm5GykBZtx3zrN5z3hnWgHJsU/s320/dedais011.jpg)
Você já tinha reparado nisso?!
E desses outros tipos aqui, que são abertos num dos lados? Já entendeu para que servem?
Isso mesmo! Servem para quem quer manter as unhas compridas! A costureira pode utilizar a polpa do dedo protegida, e manter suas lindas unhas! ehhehehehe
Quanta novidade num mundinho que me parecia tão pequeno e já predefinido!
E foi tentando encontrar mais dados sobre o assunto que descobri o quão pouco há disponível sobre isso. Há uma maneira tradicional de se iniciar no ofício de alfaiate: geralmente, prende-se o dedo médio à mão, para condicionar a empunhar corretamente a agulha e o dedal.
No site http://www.englishcut.com/archives/2005_11.html tem um bom truque, detalhado e ilustrado. Foi de lá que eu tirei essa imagem que mostra exatamente como fica a posição da mão do alfaiate:
Descobri que a profissão de alfaiate é uma profissão em vias de extinção, que dedais estão em desuso, quase que viraram apenas artigos para colecionadores. Umpf! Dedais estão em desuso?!!! Por acaso furar o dedo está em desuso?!!!
Acho que o que anda em desuso é a cérebro das pessoas! Cada vez menos gente sabe usar um dedal, mas no fundo, no fundo, todo mundo tem uma linha e agulha em algum cantinho da casa para acudir um botão que cai, uma bainha que despenca. Mal e porcamente. Mas, no geral, todos têm. Ou não? Será que ando tão fora do planeta assim? Então, moçada, 'mbora comprar dedal para resguardar os dedinhos! Até porque "a costureira, sem dedal, cose pouco e mal".
Bom, mas nessas minhas divagações eu reencontrei também o Museu da Pessoa, com histórias lindas sobre antigos alfaiates, e antigas profissões. Emocionante! Já foi lá? Não? Então vá:
http://www.museudapessoa.net/
Ah! E se um dia alguém quiser me dar o mais lindo presente do mundo, olha aí uma sugestão:
Uau!!! Estojos para dedais!... para pendurar no pescoço! Lindeza!!!!
7 comentários:
Olá
Adorei os artigos sobre o dedal, eu sou coleccionadora de dedais e adorei ver todos os que nos mostra no seu blog, bela pesquiza.
Cumprimentos
guida
Quero dizer que amei o seu blog as imagens e os artigos sobre o dedal.
Sou coleccionadora e também uso o dedal sempre que uso a agulha.
Cumprimentos
Guida
Felicidades por tu blog, una maravilla tus dedales.
Saludos
CARMELA
Hola:
Me gustan mucho los dedales que presentas.
Saludos,
SUsana, de Argentina
Muito bem, Guida. Nada como ter os dedos protegidos: pode-se costurar muito mais à vontade, não? Obrigada pela sua visita.
Cara Carmela,
Quem dera estes dedais fossem meus! Infelizmente são só imagens que busquei na net. Eu, na verdade, não coleciono dedais: Tenho apenas os meus, que são simples e eficientes, para usar durante a costura mesmo. Um abraço. Ah! E adorei conhecer o seu blog de dedais!
Depois de intensa busca, comecei a achar informações preciosas!
Meus dedinhos agradecem, rsrs
Bj
Postar um comentário