sábado, 26 de setembro de 2009

Bordado isabelino

Teve uma época que eu andei doida com os bordados isabelinos, também conhecidos como bordado espanhol. Para bordá-los é preciso um tecido de trama bem regular, como o linho, por exemplo. Geralmente eram bordados em negro ou vermelho. Nesses que eu fiz abaixo, utilizei o tecido aida mesmo, só para experimentar. Não estava para morrer de contar fios. Normalmente são motivos pequeninos, que vão formando padrões à medida que se repetem.
Hoje podem ser encontrados como "enchimento" de bordados maiores, de desenhos livres, dando a ilusão de diferentes matizes, pela intensidade de pontos presentes em cada padrão, como no bordado mallorquín, que eu já postei aqui numa outra entrada.

Mas além do efeito maravilhoso, há também toda a história à volta desse tipo de bordado. Claro, tem a ver com a Rainha Isabel, de Castela, também conhecida como Isabel, a católica. Num retrato atribuído a Juan de Flandres, ela aparece com uma blusa toda bordada dessa maneira. Teria sido sua filha, Catarina de Aragão, a levar essa tradição para a corte inglesa de Henrique VIII. Assim, podemos encontrar o Retrato de Simon George, da Cornualha, feito por Hans Holbein, um pintor alemão que se estabelecera como retratista na corte inglesa, com este mesmo detalhe delicado. Nesta obra, ele aparece com uma gola toda trabalhada em bordado isabelino. Não é bacana? Acho que vou fazer uma blusa para mim com uma gola assim. Depois publico a foto no blog. Será que vou ficar com uma cara mais nobre?

Um comentário:

Kelly Reis disse...

Nossa, que bordado lindo!
Não conhecia não...

bj