quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Porto e a degradação urbana

Eu já falei da degradação urbana noutro post. Ainda fiquei aqui pensando nisso...
Quando conheci a lusitana cidade do Porto, fiquei impressionadíssima com a magnitude que exalava de seu passado, e com a imagem degradada das fachadas que ameaçavam ruir na ribeira. Pensei cá comigo: eu seria capaz de amar essa cidade como se aqui fora nascida. O Porto tem um apelo inequívoco.
Mas não se iluda: é aí, na ribeira do Porto, com seus casarões, seu perfume nostálgico, que a noite acontece! Tudo se enche de vida, de álcool, de pessoas lindas, de um movimento estonteante que nos deixa mareados como se andássemos num mar agitado dentro de um frágil barquinho. A certeza da aventura nos deixa embriagados. (Tudo bem: nem vou negar que eu bebi um bocado essa noite).
Dando continuidade à construção de objetos que mostravam a degradação urbana, pensei em utilizar as caixas de vinho do Porto para falar de todo esse sentimento forte que o Porto me provocara. Lembram-se das caixas de madeira em que vendem os tais vinhos?
Parti daí para reconstruir minhas fachadas decaídas.

Essa mistura de todo tipo de intervenção aparece somada à influência da arquitetura oriental, tão presente em muitas cidades portuguesas.
Substituí a tampa de madeira por um vidro, que ajudou a fazer a própria moldura. Dentro da caixa, no fundo, há pequenas aquarelas e, se olhar pela janela, poderá ver uma pessoa no 1º andar a tocar violoncelo, uma família logo mais adiante assistindo à TV... enfim... a simultaneidade de afazeres que se tem ao contemplar um edifício qualquer cheio de vida.
No entanto, a mágica para mim se dá quando anoitece e... TA DANNNN!!... as luzes se acendem!

Sim, a ideia era essa: virou uma luminária de parede. Com direito a cusquice (termo português para bisbilhotice, ou cuidar da vida alheia, fofocar... por aí.) de xeretar pelas janelas adentro! Gostou?

9 comentários:

Rachel disse...

Ah... eu quero! eu quero! eu querooo! Eu já adorava aqueles da época do Tim Maia, mas esses com as luzinhas eu queeeeroooO!!!


... aceita encomenda??? :D

Rejane Paiva disse...

Peraí que eu vou começar a tomar mais vinho do Porto para ter as caixas vazias para trabalhar. hahahahahaha Irc!

esme disse...

Que ideia tão linda!!! Gostei muito!

Anônimo disse...

Isso eu gostei! Que legal!!!Tá lindo!Parabéns`. Que bom falar aqui nesse seu blog tão chic!Cecília

Anônimo disse...

Isso eu gostei! Muito legal! Parabéns! Muito chic o seu blog!!!Um abração da Cecília

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rachel disse...

Ahh.. eu vou... hic... praí... hic... ajudar a esvaziar... hic... as caixinhas!!!

Anônimo disse...

ai que saudades , vontade de voltar lá de novo!

Kelly Reis disse...

Trabalho lindo! Muito lindo!
Parabéns
bj